Pular para o conteúdo principal

Sou Salvo?

Eu tenho um problema com um ponto do calvinismo. Eu sei que quando as pessoas entendem esse ponto se sentem escolhidas, especiais ou qualquer coisa parecida.
Eu não.
O ponto da expiação limitada diz que Jesus não morreu por todos, e sim, por aqueles que o aceitariam. Poderia falar mais coisas sobre esse ponto, mas não sou teólogo e nem tenho pretensão de ser. Só quero compartilhar o que se passa nessa cabeça que, muitas vezes, nem eu entendo.
Sendo assim, eu poderia ficar feliz com esse fato. Cristo morreu por mim! Essa informação nos dá alegria e esperança. Nos revela um Deus pessoal que se importa individualmente com aqueles que Ele salvou. Mas então, será que Deus me escolheu mesmo?
Por que eu seria escolhido por Ele? Qual seria a grande motivação divina que faria com que a minha salvação fosse garantida? Por que eu? Por que não outro? Deus poderia salvar alguém bom no meu lugar, alguém que não se afunda no pecado como eu, alguém que faz algo de útil pelo outro, alguém que realmente mereça, porque eu não mereço nem a comida em minha mesa.
E como eu toquei no assunto merecimento temos várias respostas prontas para isso. A mais famosa seria: “mas ninguém merece ser salvo mesmo, isso se chama graça.” Mas eu não gostaria de olhar essa situação no ponto de vista divino, e sim no nosso ponto de vista humano e limitado. Olhar pelo meu ponto de vista.
A revelação de que Jesus morreu por alguns não me conforta pelo simples fato de eu saber que não devo estar entre eles.
Por mais que tenhamos pequenas revelações de quem Deus é e como ele pensa, não conseguimos deixar de pensar como humanos. Ainda temos um senso de justiça dentro de nós. O ladrão merece a cadeia, não? Aquele que estuda e se dedica merece entrar em uma faculdade. Aquele que ama merece ser amado. Nós temos essa lógica dentro de nós. E por que aquele que peca poderia merecer a salvação? O que eu mereço por ser um pecador? Morte? Inferno? Se mereço isso, por que Deus me escolheria no seu plano de salvação? Existem pessoas muito melhores que eu pra Ele salvar. E pensando por essa lógica humana de merecimento, existe até pessoas que merecem serem salvas. Eu não. Eu não mereço isso.
Se Jesus morreu por alguns, como esse ponto do calvinismo diz, Ele poderia muito bem não ter morrido por mim, e eu estar destinado a perdição. Será que Deus seria mal por me destinar a perdição? Mas como um pecador ingrato, o que eu mereço senão apenas isso?
Talvez você esteja achando que sou muito mimizento ou tenha muito autopiedade, mas isso é só uma reflexão a partir do meu ponto de vista. Isso não é teologia nem uma doutrina. Isso sou eu pensando. O ponto não é eu estar certo ou errado, e muito menos achar uma resposta que me satisfaça ou esclareça completamente esse meu conflito. Acho que nem quero a resolução disso.
É que pensar assim me deixa em uma posição muito humilde. Jesus pode não ter morrido por mim. Se esse fato é real, o que me faz continuar fazendo o que estou fazendo? Por que eu não chuto o balde e faço da minha vida aquilo que realmente eu quero? O que estou fazendo dentro de uma igreja? O que estou fazendo tentando ser uma pessoa melhor para o próximo? Se Jesus descer aqui e me falar que não me escolheu, será que eu pararia de fazer tudo que eu faço? Eu abraçaria o inferno já que não sou salvo?
Será que sou cristão só pra me salvar?
Eu faria tudo ao contrário se descobrisse que não teria salvação alguma?
Eu quero que minha resposta seja não. Quero que o ser cristão seja uma identidade e não um interesse. Quero ser confrontado com meus pecados e ser curado deles. Quero amar o próximo. Amar a Deus acima de todas as coisas. Espalhar pelo mundo a justiça e a graça de Deus, trazer o Reino dele pra terra. Quero fazer tudo isso mesmo que não haja recompensa alguma, simplesmente porque é o certo a se fazer.
Espero que entendam meu ponto de vista. Não é autopiedade.
É fé.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tragédias

Tragédias. Acontecem. Todo o dia.
Claro que o que aconteceu com o time da Chapecoense choca a todos de um jeito maior. Eles eram o segundo time do Brasil. Eles estavam nos holofotes. Estavam no topo. Eles seriam campeões. Eles são campeões. E eles se foram. Quando uma tragédia dessas acontece, faz todo mundo refletir, nem que seja pelo curto espaço de tempo que a tragédia repercute. Refletimos sobre a vida, sobre a morte, sobre quem amamos, sobre quem odiamos, sobre o amanhã, sobre o ontem... enfim. Refletimos. Nesse momento de comoção e empatia somos iguais e todas os nossos conflitos se reduzem a nada. Tragédias também nos lembram que somos nada, mas não queria refletir sobre o efeito que as tragédias causam em nós, e sim no que é tragédia.
Seria a morte uma tragédia? Alguém que morreu consegue visualizar isso ou ele só dormiu? Morrer é a maior tragédia para o vivo? O morto não vai voltar para me responder essas coisas, apesar de algumas religiões afirmarem que eles voltam. Eles es…

Fanático

Quando somos fanáticos por algo, geralmente não conseguimos pensar fora da caixa do fanatismo. Qualquer coisa que esteja em oposição é errado e muitas vezes deve ser combatido. Na verdade parece que sempre é combatido. Vejamos alguém fanático por um clube de futebol ou por um gênero musical. Nada que venha do outro lado é bom ou nos faz refletir um pouco. O outro lado é um inimigo mortal. Acho que essa foi uma boa definição de fanatismo. Agora vamos ao tempo que eu era fanático. Um fanático religioso. O pior tipo de fanático. Passei muito tempo achando que o inimigo estava nos outros por não serem tão religiosos como eu. Como podia alguém gostar de festas e bebidas quando se tinha uma igreja tão legal e atraente perto de casa? Como pode alguém se “entregar ao pecado” quando Deus nos oferece uma vida felicíssima de “não faça isso e não faça aquilo”? Eu não conseguia compreender o que fazia as pessoas não viverem a vida que eu vivia. E na maioria das vezes condenava elas por não viverem…